O PREFEITO MUNICIPAL DE IRUPI, ESTADO DO ESPIRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais, tendo a Câmara Municipal aprovado, para efeitos formais, sanciona a seguinte Lei:
Art. 1º O orçamento do Município de Irupi, para o exercício financeiro de 2020, será elaborado e executado segundo as diretrizes gerais estabelecidas nos termos desta Lei, em cumprimento ao § 2º do Art. 165 da Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Art. 4º da Lei Complementar nº 101, compreendendo:
I - As Prioridades E Metas Da Administração Pública Municipal;
II - A Organização E Estrutura Dos Orçamentos;
III - As Diretrizes Gerais Para Elaboração Da Lei Orçamentária Anual E Suas Alterações;
IV - As Diretrizes Para Execução Da Lei Orçamentária;
V - As Disposições Sobre A Dívida Pública Municipal;
VI - As Disposições Sobre Alterações Na Legislação Tributária Do Município;
VII - As Disposições Relativas Às Despesas Com Pessoal;
VIII - As Disposições Finais.
Art. 2º Em obediência ao disposto na Lei Orgânica Municipal, esta lei definirá as metas e prioridades da administração pública municipal para o exercício financeiro de 2020, em conformidade com o estabelecido no Anexo I que a integra esta lei, em compatibilidade com a programação dos orçamentos e os objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual de 2018-2021.
Art. 3º Em cumprimento ao disposto no Art. 4º da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, as metas fiscais de receitas, despesas, resultado primário, resultado nominal e o montante da dívida pública para o exercício de 2020, estão identificados nos Demonstrativos I a VIII que integram esta Lei, em obediência a Portaria nº 389, de 14 de junho de 2018, expedida pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Art. 4º Os Anexos de Metas Fiscais referidos no Artigo anterior, constituem-se dos seguintes informações:
I - Demonstrativo I: Metas Anuais;
II - Demonstrativo II: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior;
III - Demonstrativo III: Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Metas Fiscais Fixadas nos Três Exercícios Anteriores;
IV - Demonstrativo IV: Evolução do Patrimônio Líquido;
V - Demonstrativo V: Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos;
VI - Demonstrativo VI: Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do RPPS;
VII - Demonstrativo VII: Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita;
VIII - Demonstrativo VIII: Margem de expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado.
Parágrafo único. Os Demonstrativos referidos neste Artigo serão apurados em cada Unidade Gestora e a sua consolidação constituirá as Metas Fiscais do Município.
Art. 5º Os Orçamentos Fiscais e da Seguridade Social discriminarão a despesa por Unidade Orçamentária, segundo a classificação funcional-programática estabelecida pela Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, expedida pelo Ministério de Orçamento e Gestão, especificando discriminação da despesa por funções de que tratam o inciso I, do § 1º, do Art. 2º, e § 2º, do Art. 8º, ambos da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, especificando para cada projeto, atividade e operação especial os grupos de despesas com seus respectivos valores.
Art. 6º Para efeito desta Lei, entende-se por:
I - Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual;
II - Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;
III - Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo;
IV - Operação especial, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços;
V - Unidade orçamentária, o menor nível da classificação institucional, agrupada em órgãos orçamentários, entendidos estes como os de maior nível da classificação institucional.
Art. 7º Cada programa identificará as ações necessárias para atingir os seus objetivos, sob a forma de atividades, projetos e operações especiais, especificando os respectivos valores em metas, bem como as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.
Art. 8º Cada atividade, projeto e operação especial, identificará a função, subfunção, o programa de governo, a unidade e o órgão orçamentário, às quais se vinculam.
Parágrafo único. Na indicação do grupo de despesa a que se refere o caput deste Artigo será obedecida a seguinte classificação estabelecida em norma federal:
I - Pessoal e encargos sociais;
II - Juros e encargos da dívida;
III - Outras despesas correntes;
IV - Investimentos;
V - Inversões financeiras;
VI - Amortização da dívida;
VII - Reserva de contingência.
Art. 9º O orçamento do Município para o exercício de 2020 será elaborado e executado visando a obedecer entre outros, ao princípio da transparência e do equilíbrio entre receitas e despesas, em consonância com o disposto no §1º, do Art. 1º, alínea “a” do inciso I, do Art. 4º e Art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, e a ampliação da capacidade de investimento.
Art. 10 Os estudos para definição da estimativa da receita para exercício financeiro de 2020 deverão observar os efeitos da alteração da legislação tributária, incentivos fiscais autorizados, considerará os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante, a ampliação da base de cálculo dos tributos e a sua evolução nos últimos três exercícios e a projeção para os dois seguintes, conforme preceitua o Art. 12 da Lei Complementar nº 101, de maio de 2000.
Art. 11 No Projeto de Lei da Proposta Orçamentária Anual, as receitas e as despesas serão orçadas em moeda corrente (real), estimados para o exercício de 2020.
Art. 12 O Poder Legislativo de Irupi encaminhará ao Poder Executivo até 10 de agosto de 2019, a descrição e valores das suas propostas orçamentárias, para fins de consolidação do projeto de lei da Proposta Orçamentária Anual
I - A proposta orçamentária da despesa do Poder Legislativo observará o disposto no Art. 29-A da Constituição Federal, bem como a previsão da receita municipal para o exercício financeiro de 2020;
II - Os duodécimos repassados ao Poder Legislativo, não ultrapassarão os percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do Art. 153 e nos Art. S 158 e 159, efetivamente realizadas no exercício anterior, conforme disposto no inciso I do Art. 29-A da Constituição Federal;
III - Na efetivação do repasse mensal dos duodécimos ao Poder Legislativo, observar-se-á o limite máximo de repasse estabelecido pelo inciso I, do Art. 29-A da Constituição Federal, sendo vedado o repasse de qualquer outro valor em moeda corrente.
Art. 13 Na programação da despesa serão observadas:
I - Nenhuma despesa poderá ser fixada sem que estejam definidas as respectivas fontes de recursos;
II - Não poderão ser incluídas despesas a título de investimento – regime de execução especial, ressalvados os casos de calamidade pública formalmente reconhecidos, na forma do §§ 2º, 3º do art. 167, da constituição federal e do art. 65 da lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000;
III - O município fica autorizado a contribuir para o custeio de despesas de competência de outros entes da federação, quando atendido o art. 62, da lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 14 Os órgãos da administração indireta e instituições que receberem recursos públicos municipais, terão suas previsões orçamentárias para o exercício de 2020 incorporados à proposta orçamentária do Município.
Art. 15 Somente serão incluídas, na Proposta Orçamentária Anual, dotações para o pagamento de juros, encargos e amortização das dívidas decorrentes das operações de crédito contratadas ou autorizadas até a data do encaminhamento do Projeto de Lei da Proposta Orçamentária à Câmara Municipal.
Art. 16 A Receita Corrente Líquida, definida de acordo com inciso IV do Art. 2º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, será destinada, prioritariamente aos custeios administrativos e operacionais, inclusive pessoal e encargos sociais, bem como ao pagamento de amortizações, juros e encargos da dívida, à contrapartida das operações de crédito e às vinculações, observadas os limites estabelecidos pela mesma lei.
Art. 17 O Poder Executivo destinará no mínimo 15% (quinze por cento) das seguintes receitas arrecadada durante o exercício de 2020, destinado as ações e serviços públicos de saúde, para fins do atendimento ao disposto no Art. 198 da Constituição Federal:
I - do total das receitas de impostos municipais (ISS, IPTU, ITBI);
II - do total das receitas de transferências recebidas da União (quota-parte e do FPM; quota-parte e do ITR; quota-parte e de que trata a Lei Complementar nº 87/96 - Lei Kandir);
III - do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF;
IV - das receitas de transferências do Estado (quota-parte e do ICMS; quota-parte e do IPVA; quota-parte e do IPI – Exportação);
V - da receita da dívida ativa tributária de impostos;
VI - da receita das multas, dos juros de mora e da correção monetária dos impostos e da dívida ativa tributária de impostos.
Art. 18 Na programação de investimentos serão observados os seguintes princípios:
I - Novos projetos somente serão incluídos na lei orçamentária após atendidos os projetos em andamento, contempladas as despesas de conservação do patrimônio público e assegurada a contrapartida de operações de créditos;
II - As ações delineadas nesta Lei, terão prioridade sobre as demais.
Art. 19 A dotação consignada para Reserva de Contingência será fixada em valor inferior a 2,0% (dois por cento) da previsão da Receita Corrente Líquida para 2020.
§ 1º Os recursos da Reserva de Contingência serão destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, obtenção de resultado primário positivo se for o caso, e também para abertura de créditos adicionais suplementares conforme disposto na Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, expedida pelo Ministério do Orçamento e Gestão, Art. 8º da Portaria Interministerial nº 163, de 04 de maio de 2001, Expedida pela Secretaria do Tesouro Nacional, conjugado com o disposto na alínea “b” do inciso III do Art. 5º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
§ 2º Os recursos da Reserva de Contingência destinados a Riscos Fiscais, caso estes não se concretizem até o dia 01 de dezembro de 2020, poderão ser utilizados por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal para abertura de créditos adicionais suplementares as dotações que se tornaram insuficientes.
Art. 20 O Poder Executivo e o Legislativo Municipal poderão, mediante Decreto do Poder Executivo, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, as dotações orçamentárias aprovadas na lei orçamentária de 2020 e em seus créditos adicionais, em decorrência de extinção, transformação, transferência, incorporação ou desmembramento de órgãos e entidades, bem como de alterações de suas competências ou atribuições, estendendo-se a presente autorização para abertura de créditos adicionais suplementares.
Art. 21 A lei Orçamentária anual conterá autorização para abertura de crédito adicional suplementar em percentual não superior a 05% (Cinco por cento) do valor das despesas fixadas, os quais deverão ser abertos mediante Decreto do Chefe do Poder Executivo, de acordo com o disposto Art. 42 da Lei Federal 4.320 de 17 de março de 1964, utilizando como fonte de recurso as definidas no Art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64 e recursos de convênio, conforme parecer consulta do TCES nº 028 de 06 de junho de 2004, bem como os repasses de recursos vinculados a emendas parlamentares, termo de repasse, dentre outros, podendo os referidos créditos adicionais suplementares serem abertos entre as unidades gestoras integrantes do orçamento consolidado do Município.
Parágrafo Único. Será considerado nulo de pleno direito, qualquer proposição realizada na Lei Orçamentária Anual de 2019, que vise aumentar o limite estabelecido neste Art. igo.
Art. 22 O orçamento fiscal previsto na Lei Orgânica Municipal compreenderá os Poderes Executivo e Legislativo, seus Fundos, Órgãos e Entidades da Administração Direta ou Indireta, Inclusive Fundações instituídas ou mantidas pelo município.
Art. 23 Na execução do orçamento, verificado que o comportamento da receita poderá afetar o cumprimento das metas de resultado primário e nominal, o Poder Executivo e o Poder Legislativo procederão à respectiva limitação de empenho e de movimentação financeira, calculada de forma proporcional à participação dos Poderes no total das dotações iniciais constantes da lei orçamentária de 2020, utilizando para tal fim as cotas orçamentárias e financeiras.
§ 1º Para a limitação de empenho terão prioridades as seguintes despesas:
I - Projetos ou atividades vinculadas a recursos oriundos de transferências voluntárias;
II - Obras em geral, desde que ainda não iniciadas;
III - Dotação para combustíveis, obras, serviços públicos e agricultura;
IV - Dotação para material de consumo e outros serviços de terceiros das diversas atividades;
V - Dotações destinadas a subvenções sociais e transferências voluntárias.
§ 2º Excluem da limitação prevista no caput deste Artigo:
I - As despesas com pessoal e encargos sociais;
II - As despesas com benefícios previdenciários;
III - As despesas com amortização, juros e encargos da dívida;
IV - As despesas com PASEP;
V - As despesas com pagamento de precatórios e sentenças judiciais;
VI - As demais despesas que constituam obrigação constitucional e legal.
§ 3º O Poder Executivo comunicará ao Poder Legislativo o montante que lhe caberá tornar indisponível para empenho e movimentação financeira, conforme proporção estabelecida no caput deste Artigo.
§ 4º O Poder Executivo e o Poder Legislativo, com base na comunicação de que trata o parágrafo anterior, emitirão e publicarão ato próprio estabelecendo os montantes que caberão aos respectivos órgãos na limitação do empenho e da movimentação financeira.
§ 5º Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita não será suficiente para garantir o equilíbrio das contas públicas, adotar-se-ão as mesmas medidas previstas neste Artigo.
Art. 24 Além de observar as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei, a alocação dos recursos na Lei Orçamentária e em seus créditos adicionais será feita de forma a propiciar o controle dos custos das ações de governo.
Art. 25 A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos e funções ou alterações de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título e a reestruturação organizacional, pelo Poder Executivo e o Poder Legislativo, somente serão admitidos:
I - Se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;
II - Se observado o limite estabelecido no inciso iii do art. 20, da lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000;
III - Através de lei específica.
Art. 26 A execução orçamentária, direcionada para a efetivação das metas fiscais estabelecidas, deverá ainda, manter a receita corrente superavitária frente às despesas correntes, com a finalidade de comportar a capacidade própria de investimento.
Art. 27 O Poder Executivo poderá firmar convênios com outras esferas do governo e instituições privadas, associações e cooperativas, para o desenvolvimento dos programas, com ou sem ônus para o município.
Art. 28 A transferência de recursos do Tesouro Municipal a entidades privadas beneficiará somente aquelas de caráter educativo, assistencial recreativo, cultural, esportivo e de cooperação técnica, voltadas para o fortalecimento do associativismo municipal, e dependerá de autorização em lei específica.
§ 1º Os pagamentos serão efetuados após aprovação pelo Poder Executivo do Plano de Trabalho apresentado pela entidade beneficiada.
§ 2º As entidades beneficiadas com recursos do Tesouro Municipal deverão prestar contas no prazo fixado pelo Poder Executivo, na forma estabelecida no termo de Convênio firmado.
Art. 29 As obras em andamento e a conservação do patrimônio público terão prioridade sobre projetos novos na alocação de recursos orçamentários, salvo projetos programados com recursos de transferência voluntária e operação de crédito, nos termos do Art. 45 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 30 As despesas de competência de outros entes da federação só serão assumidas pela Administração Municipal quando firmados convênios, acordos ou ajustes e previstos recursos na lei orçamentária, observando o disposto no Art. 62 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 31 Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênio com outras esferas de Governo, no ensino superior, com a finalidade de gerar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.
Art. 32 A Proposta Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2020 poderá conter autorização para contratação de operação de crédito para atendimento a despesas de capital observado o limite estabelecido por resolução do Senado Federal.
Art. 33 A contratação de operações de crédito dependerá de autorização em Lei específica, nos termos do Parágrafo único do Art. 32, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 34 O Executivo Municipal, quando autorizado em lei, poderá conceder ou ampliar benefício fiscal de natureza tributária com vista a estimular o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, ou beneficiar contribuintes integrantes de classes menos favorecidas, devendo esses benefícios ser considerados no cálculo do orçamento da receita e ser objeto de estudos do seu impacto orçamentário e financeiro no exercício em que iniciar sua vigência e nos dois subseqüentes, nos termos do Art. 14 da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 35 Os tributos lançados e não arrecadados, inscritos em dívida ativa, cujos custos para cobrança sejam superiores ao crédito tributário, bem como os créditos tributários prescritos, poderão ser cancelados, por decreto municipal, não se constituindo como renúncia de receita, nos termos do inciso II do § 3º do Art. 14, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 36 O ato que conceder ou ampliar incentivo, isenção ou benefício de natureza tributária ou financeira, somente entrará em vigor após adoção de medidas de compensação, conforme dispõe o § 2º do Art. 14, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Parágrafo único. Para incentivar a arrecadação, fica o Chefe do Executivo Municipal, autorizado a instituir através de Decreto, campanha de estímulo de pagamento de tributos através de Sistema de Sorteio de Prêmios, para os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano e dívida ativa.
Art. 37 O Poder Executivo e o Poder Legislativo, mediante lei autorizativa, poderão em 2020, criar cargos e funções, alterar a estrutura de carreira, corrigir ou aumentar a remuneração de servidores, conceder vantagens, admitir pessoal aprovado em concurso público ou caráter temporário na forma da lei, observados os limites e as regras estabelecidas pela legislação em vigor.
Parágrafo único. Os recursos para as despesas decorrentes destes atos deverão estar previstos na Lei de Orçamento para 2020 e em seus créditos adicionais.
Art. 38 Ressalvada a hipótese do inciso X do Art. 37 da Constituição Federal, a despesa total com pessoal de cada um dos Poderes Executivo e Legislativo, não excederá os limites estabelecidos para gastos com pessoal na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.
Art. 39 Nos casos de necessidade temporária, de excepcional interesse público, devidamente justificado pela autoridade competente, a Administração Municipal poderá autorizar a realização de horas extras pelos servidores.
Art. 40 O Executivo Municipal adotará as seguintes medidas para reduzir as despesas com pessoal caso elas ultrapassem os limites estabelecidos na legislação em vigor:
I - Eliminação de gratificações e vantagens concedidas a servidores;
II - Eliminação das despesas com horas-extras;
III - Exoneração de servidores ocupantes de cargo em comissão;
IV - Dispensa de servidores admitidos em caráter temporário.
Art. 41 O Projeto de Lei da Proposta Orçamentária do Município, relativo ao exercício financeiro de 2020, deverá assegurar a transparência na elaboração e execução do orçamento.
Parágrafo único. O princípio da transparência implica, além da observância do princípio constitucional da publicidade, na utilização dos meios disponíveis para garantir o efetivo acesso dos munícipes às informações relativas ao orçamento.
Art. 42 O Poder Executivo estabelecerá por ato próprio, as metas bimestrais de arrecadação, a programação financeira e o cronograma mensal de desembolso, respectivamente, nos termos dos Art. s.13 e 8º da Lei Complementar nº 101/2000.
Art. 43 O Executivo Municipal enviará a proposta orçamentária à Câmara Municipal no prazo estabelecido na Lei Orgânica do Município, que a apreciará e a devolverá para sanção até o encerramento do exercício vigente.
Art. 44 Caso o projeto de lei orçamentária de 2020 não seja sancionado até 31 de dezembro de 2019, a programação dele constante poderá ser executada em cada mês, até o limite de 1/12 (um doze avos) do total de cada unidade orçamentária, na forma original da proposta remetida à Câmara Municipal, enquanto a respectiva lei não for sancionada.
Art. 45 São vedados quaisquer procedimentos, no âmbito dos sistemas de orçamento, programação financeira e contabilidade, que viabilizem a execução de despesas sem comprovada e suficiente disponibilidade de dotação orçamentária.
Art. 46 Os créditos especiais e extraordinários autorizados nos últimos 04 (quatro) meses do exercício financeiro de 2019, poderão ser reabertos, no limite de seus saldos, os quais serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro de 2020, conforme o disposto no § 2º do Art. 167, da Constituição Federal
Parágrafo único. Na reabertura dos créditos a que se refere este Art. igo, a fonte de recursos deverá ser identificada como saldo de exercícios anteriores, independentemente da fonte de recursos à conta da qual os créditos foram abertos.
Art. 47 Para fins do disposto no Art. 16º, parágrafo 3º, da Lei Complementar nº 101, de 2000, fica estabelecido como despesas consideradas irrelevantes, aquelas decorrentes da criação, expansão ou aperfeiçoamento da ação governamental que acarrete aumento da despesa, cujo montante não exceda ao valor limite para dispensa de licitação, fixado no item I do Art. 24 da Lei nº 8.666 de 1993, e suas alterações, devidamente autorizado.
Art. 48 O Poder Executivo colocará à disposição do Poder Legislativo e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de sua proposta orçamentária, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subseqüente, inclusive da Receita Corrente Líquida, e as respectivas memórias de cálculo.
Art. 49 A lei orçamentária discriminará, as dotações destinadas ao pagamento de precatórios judiciais em cumprimento ao disposto no Art. 100 da Constituição Federal.
§ 1º Para fins de acompanhamento, controle e centralização a administração pública municipal submeterá os processos referentes ao pagamento de precatórios à apreciação da Assessoria Jurídica do Município.
§ 2º Os recursos alocados para os fins previstos no caput deste Artigo não poderão ser cancelados para abertura de créditos adicionais com outra finalidade, exceto no caso de saldo orçamentário remanescente ocioso.
Art. 50 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Irupi, Estado do Espírito Santo, aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de outubro de 2019.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Irupi.
O Anexo de Metas e Prioridades para o exercício financeiro de 2020 passará a vigorar de acordo com o disposto na Lei Municipal que aprovou o Plano Plurianual de 2018-2021 e demais alterações, compatíveis com os objetivos e normas estabelecidas nesta lei
2.001
|
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO
PODER LEGISLATIVO
|
2.002
|
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO PODER LEGISLATIVO
|
2.003
|
DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DO PODER LEGISLATIVO
|
2.004
|
AUXILIO PARA FORMAÇÃO ACADEMICA DOS SERVIDORES DO LEGISLATIVO
|
2.083
|
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
|
3.001
|
AQUISIÇÃO DE MOVEIS E EQUIPAMENTO PARA O PODER LEGISLATIVO
|
3.003
|
REFORMA/AMPLIAÇÃO DA SEDE DO PODER LEGISLATIVO
|
2.005 |
GESTÃO RECURSOS HUMANOS |
2.006 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS GERAIS |
2.007 |
REALIZAÇÃO DA CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL |
2.008 |
MANUTENÇÃO DO FUNDO DE COMBATE A PROBREZA - FUNCOP |
2.009 |
REPASSE FIRMADO COM ENTIDADES DIVERSAS |
2.010 |
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS |
2.011 |
MANUTENÇÃO DE ESTAGIOS REMUNERADOS |
2.012 |
MANUTENÇAO DOS SINAIS DE TV, RADIO E INTERNET |
2.014 |
PAGAMENTO DE JUROS DA DÍVIDA |
2.015 |
PAGAMENTO DE PASEP |
2.016 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE |
2.018 |
MANUTENÇÃO DOS CENTROS DE MELHORIA E QUALIDADE DO CAFÉ |
2.019 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÁQUINAS NO CAMPO |
2.021 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (FUNDEB 40%) |
2.022 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO 60%) |
2.023 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
2.026 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DA EDUCAÇÃO |
2.027 |
MANUTENÇÃO DOS TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL |
2.028 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIOS TRANSPORTE |
2.029 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO ENFINO INFANTIL – PRE ESCOLA (FUNDEB 60%) |
2.032 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA |
2.034 |
MANUTENÇÃO DA PATRULHA MECANIZADA |
2.035 |
MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS |
2.036 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA |
2.037 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES VOLTADAS AO TURISMO |
2.038 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA |
2.039 |
MANUTENÇÃO DO ESPORTE AMADOR |
2.040 |
MANUTENÇAO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇAO ESCOLAR - Ensino fundamental |
2.041 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL |
2.042 |
MANUTENÇAO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇAO ESCOLAR - Ensino Infantil (Creche) |
2.043 |
MANUTENÇAO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇAO ESCOLAR - Ensino Infantil (Pre- escola) |
2.044 |
MANUTENÇAO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇAO ESCOLAR - Ensino de Jovens e Adultos |
2.045 |
MANUTENÇAO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇAO ESCOLAR - Ensino Especial |
2.047 |
MANUTENÇÃO DO IGD- PBF |
2.048 |
MANUTENÇÃO DO IGD- SUAS |
2.049 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL |
2.050 |
PISO BASICO VARIAVEL I - PCD |
2.051 |
PISO BÁSICO FIXO - PAIF/CRAS |
2.053 |
BENEFÍCIOS EVENTUAIS |
2.054 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO |
2.055 |
PISO DE ATENÇÃO BÁSICA PAB- FIXO |
2.056 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL |
2.057 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE |
2.058 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA |
2.059 |
AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS (RECURSOS PRÓPRIOS) |
2.060 |
AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS (RECURSOS FARMACIA BÁSICA) |
2.061 |
AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS (RECUROS DO ESTADO) |
2.063 |
GESTÃO EM SAÚDE |
2.064 |
SISTEMA DE INFORMAÇÃO |
2.065 |
REPASSE PARA O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE |
2.066 |
MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL |
2.067 |
DESTINAÇÃO DE RESIDOS HOSPITALARES |
2.068 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DA VIGILANCIA SANITARIA |
2.069 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DA VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA |
2.070 |
MANUTENÇÃO DO P.M.A.Q |
2.071 |
MANUTEÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESPEFICIDADES REGIONAIS |
2.072 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE GERAÇÃO DE RENDAS |
2.073 |
MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR |
2.074 |
SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS - SCFV |
2.076 |
PISO FIXO DE ALTA COMPLEXIDADE - PAC I |
2.077 |
PISO BASICO DE ALTA COMPLEXIDADE - PAC I - CRIANÇA/ADOLESCENTE |
2.078 |
PISO VARIAVEL DE MEDIA COMPLEXIDADE PCD |
2.079 |
PISO FIXO DE MEDIA COMPLEXIDADE PAEFI/CREAS |
2.080 |
BENEFICIOS EMERGENCIAIS |
2.081 |
PISO FIXO DE MEDIA COMPLEXIDADE - MSE |
2.082 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES VOLTADAS AO DESENVOLMENTO SOCIAL |
2.084 |
CONTRIBUIÇÃO A AMUNES E CNM |
2.085 |
GESTÃO RECURSOS HUMANOS DA TRIBUTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO |
2.086 |
MANUTENÇÃO DOS TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL SEDU |
2.087 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO ENSINO INFANTIL (CRECHE) |
2.088 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (CRECHE 60%) |
2.089 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - CRECHE |
2.090 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO ENSINO INFANTIL (PRE ESCOLA) |
2.091 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS (PRE ESCOLA) |
2.092 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E ENSINO DE JOVENS E ADULTOS |
2.093 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) |
2.094 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - ENSINO ESPECIAL |
2.095 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - EDUCAÇÃO ESPECIAL |
2.096 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO NOSSO CRÉDITO |
2.097 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DA ASSISTENCIA SOCIAL |
2.098 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO FIA |
2.099 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO FIA |
2.100 |
REALIZAÇÃO DA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLICO ADMINISTRATIVA |
2.101 |
REALIZAÇÃO DE EVENTOS DIVERSOS |
2.102 |
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS DO ESPORTE |
2.103 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE |
2.104 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DA SAÚDE |
2.105 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DA SAÚDE |
2.106 |
MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE |
2.107 |
MANUTENÇÃO DE BENS IMÓVEIS |
2.108 |
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO CONSELHO TUTELAR |
2.109 |
MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DO CONSELHO TUTELAR |
2.110 |
PISO FIXO DE ALTA COMPLEXIDADE - PAC ll/RESIDENCIAS INCLUSIVAS |
3.004 |
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS |
3.005 |
AQUISIÇÃO DE MOVEIS E EQUIPAMENTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
3.006 |
CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS |
3.007 |
CONSTRUÇÃO DE QUADRA PARA PRÁTICA DE ESPORTES. |
3.008 |
CONSTRUÇÃO DE CRECHE MUNICIPAL |
3.009 |
CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS E CALÇAMENTO |
3.010 |
CONSTRUÇÃO DE GALERIAS PLUVIAIS |
3.011 |
PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA |
3.012 |
CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS |
3.013 |
AMPLIAÇÃO DA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA |
3.014 |
PROJETO MINHA CASA |
3.015 |
CONSTRUÇÃO DE TERMINAL RODOVIÁRIO |
3.016 |
CONSTRUÇÃO DE ABRIGO/GALPÃO |
3.017 |
CONSTRUÇÃO DE PONTES |
3.020 |
CONSTRUÇÃO OBRAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO TURISMO |
3.021 |
CONSTRUÇÃO DE MIRANTES |
3.022 |
CONSTRUÇÃO/AMPIAÇÃO DE AREAS DE ESPORTE |
3.023 |
PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS |
3.024 |
SUA NOTA VALE PREMIOS |
3.025 |
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA FUNDADA |
3.026 |
CONSTRUÇAO DE AGRO INDUSTRIA |
3.027 |
CONSTRUÇÃO DO CREAS |
3.028 |
AQUISIÇÃO DE MÓVEIS/EQUIPAMENTOS |
3.029 |
CONSTRUÇÃO DE FOSSAS SÉPTICAS |
3.031 |
AQUISIÇÃO DE AMBULANCIA |
3.032 |
CONSTRUÇÃO DE UNIDADE SANITARIA |
3.033 |
INVESTIMENTOS DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - FDM |
3.034 |
CONSTRUÇÃO DE CENTRO E MELHORIA DA QUALIDADE DO CAFÉ |
3.035 |
CONSTRUÇÃO/MANUTENÇÃO DE BENS IMÓVEIS |
9.999 |
RESERVA DESTINADA A CONTINGÊNCIAS |
Tendo como finalidade subsidiar tecnicamente as projeções que constam do anexo de metas fiscais, expomos a base metodológica, bem como o memorial de cálculo utilizado na composição dos valores informados.
A projeção da receita para o exercício financeiro de 2020, levou em consideração a construção de cenários econômicos que procuram se aproximar o máximo possível da realidade.
As metas para o triênio 2020-2022 foram projetadas com base nos parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal para o PIB, e no comportamento evolutivo da receita dos últimos anos, procurando evidenciar a perspectiva de um crescimento nominal das receitas e despesas, conforme demonstrativo em anexo Assim, o crescimento real esperado fundamenta-se, exclusivamente, na observação do comportamento histórico dos índices esperados.
Tendo em vista a dificuldade de aumento efetivo da arrecadação no curto e médio prazo, dada a característica do município de ter como principais fontes de receitas as provenientes de transferências, as medidas de contenção e otimização de gastos públicos se fazem necessárias e tem sido alvo de constante acompanhamento visando à geração de superávit nos próximos exercícios.
No que se refere ao resultado nominal, este indicador tem como objetivo medir a variação do endividamento público através da diferença do estoque líquido da dívida no final de cada exercício, e no caso específico do triênio 2020-2022, a variação será negativa para os últimos anos do triênio, indicando com isso, que houve uma redução da dívida do município.
Em relação ao resultado primário, sua apuração é obtida pela diferença entre receitas e despesas não financeiras de um mesmo exercício O resultado do triênio 2020-2022 aponta um equilíbrio entre a variação dos exercícios, evidenciando com isso, a tendência do Município a manter o equilíbrio entre as receitas e despesas não financeiras.
Em relação às projeções das despesas do município, foi considerado o comportamento previsto da receita para os exercícios correspondentes, objetivando manter, ou ainda, ampliar a capacidade própria de investimentos, não comprometendo o equilíbrio das finanças públicas.
É evidente que, para o alcance do equilíbrio fiscal, não seria suficiente apenas promover o incremento da receita, mas também a implementação de ações que visem o racionamento dos gastos públicos Neste sentido, o Município vem buscando continuamente aprimorar o contingenciamento de gastos adequando-as às receitas, visando com isso, o equilíbrio das contas públicas.
As medidas pretendidas a serem adotadas para proporcionar um crescimento da receita, algumas já estão em curso e outras deverão ser adotadas, dentre as quais destacamos:
· Atualização do Cadastro Imobiliário, visando alcançar imóveis não cadastrados ou que apresentem situação diversa da constante nos registros municipais;
· Políticas de incentivo à instalação de empresas que realizem negócios compatíveis com a política de desenvolvimento do município;
· Implantação do Programa de modernização Tributária;
· Cobrança da Dívida Ativa;
· Atualização da Legislação Tributária Município;
A Lei de Responsabilidade Fiscal, de maio de 2000, determinou que os diversos entes da Federação assumissem o compromisso com a implementação de uma gestão fiscal eficiente e eficaz Esse compromisso inicia-se com a elaboração da LDO, quando são definidas as metas fiscais, a previsão e os gastos com as receitas esperadas e a identificação dos principais riscos sobre as contas públicas, tendo continuidade com a revisão desses parâmetros na elaboração do projeto de lei orçamentária e o monitoramento durante sua execução, de modo a garantir que os riscos fiscais não afetem o alcance do objetivo maior: o processo de gestão fiscal e social responsável.
Os principais riscos são de natureza fiscal, abrangendo dois tipos: orçamentário e de dívida.
Os riscos orçamentários são aqueles que dizem respeito à possibilidade das receitas e despesas previstas não se confirmarem, isto é, que durante a execução orçamentária ocorram alterações entre recitas e despesas orçadas No caso da receita, por exemplo, cita-se a frustração na arrecadação de determinado imposto, em decorrência de fatos novos e imprevisíveis à época da programação orçamentária, principalmente, e as mudanças relativas à aceleração ou desaceleração da economia.
Por sua vez, as despesas realizadas pelo Governo podem apresentar disparidades em relação às projeções utilizadas para elaboração do orçamento, que podem variar tanto em função do nível da atividade econômica, quanto a fatores ligados às novas obrigações constitucionais legais, por exemplo Ainda assim, é possível equilibrar receitas e despesas da área, uma vez que a determinação e a aplicação de recursos terão aumentos percentuais gradativos ao longo de quatro anos, conforme prevê o projeto em votação; também, haverá maior repasse de recursos pelo Governo Federal ao Município, conforme o número de alunos, no qual se incluirão os alunos da educação infantil e do ensino médio.
Outra despesa importante é o gato com pessoal e encargos, que basicamente são determinados por decisões associadas a planos de carreira e aumentos salariais Com o aumento anual previsto para o salário mínimo, o Município terá que rever o Plano de Cargos e Salários, pois alguns níveis salariais irão se equiparar ou terão verbas remuneratórias muito próximas.
Além desse acréscimo, a despesa de pessoal também se elevará pela revisão e redefinição dos valores salariais dos cargos públicos Havendo possibilidade do Poder Executivo realizar concurso público visando suprir as necessidades da administração para melhoria dos serviços prestados, esta previsão não poderá afetar as contas, já que às despesas decorrentes dos mesmos estão enquadradas na receita prevista.
Os riscos de dívida são oriundos de dois tipos diferentes de eventos O primeiro, diz respeito à administração da dívida pública, ou seja, riscos decorrentes da variação das taxas de juros vincendos Já o segundo tipo se refere aos passivos contingentes, isto é, dívidas cuja existência depende de fatores imprevisíveis, tais como os resultados de julgamento de processos judiciais que envolvam o município.
É de salientar que as regras para os pagamentos resultantes de demandas judiciais estão sujeitos ao regime de precatórios, nos termos da Constituição Federal Também podem ocorrer riscos semelhantes em outros processos, que venham a surgir no decorrer do exercício atual e do triênio 2020-2022, caso das ações judiciais movidas por fornecedores, de que trata o “demonstrativo de riscos fiscais”, em anexo Essas ações judiciais representam risco para o Município, no sentido de que os fornecedores poderão mover processos judiciais, na tentativa de receberem suas dívidas geradas, liquidadas e não pagas em exercícios anteriores, as quais, em sua maioria, não mais estejam inscritas em dívidas, dadas suas prescrições de prazo para pagamento E esses riscos, caso ocorram, serão suportados pela Reserva de Contingência.
Em síntese, os riscos decorrentes dos passivos contingentes têm a característica de imprevisibilidade quanto à sua concretização, por haver sempre a possibilidade de o Município recorrer a todas as instâncias judiciais para defender e comprovar a legalidade da ação pública, o que pode resultar na não-ocorrência do impacto fiscal E, mesmo na ocorrência de decisão desfavorável ao Município, o impacto fiscal dependerá da forma de pagamento que for efetuada, devendo sempre ser liquidada dentro da realidade orçamentária e financeira do Município.
Nesse contexto, os riscos de dívida são especialmente relevantes, pois restringem a capacidade de realização de investimento do Município e, consequentemente, a expansão e aperfeiçoamento da ação governamental.
Para permitir o gerenciamento dos resultados do comportamento dessas variáveis sobre as projeções orçamentárias, a Lei de Responsabilidade Fiscal, no Art. 9º, estabeleceu a avaliação bimestral das receitas, de forma a compatibilizar a execução orçamentária e financeira, com vistas a minorar o impacto restritivo ao cumprimento das metas fiscais fixadas na LDO, assegurando a tendência prevista e potencializando os efeitos positivos A avaliação bimestral, juntamente com a avaliação do cumprimento das metas fiscais, efetuadas a cada semestre (opção dada pelo Artigo 63 da LRF), permite que eventuais diferenças, tanto da receita quanto da despesa, sejam administradas ao longo do ano, de forma que, os riscos que se materializam, sejam compensados com a realocação ou redução de despesas.
Demonstrativo I LRF, Art. 4º, § 1
|
R$ 1,00 |
|||||||||||
ESPECIFICAÇÃO |
2020 |
2021 |
2022 |
|||||||||
Valor Corrente(a) |
Valor Constante |
% PIB (a / PIB) x 100 |
% RCL (a / RCL) x 100 |
Valor Corrente (b) |
Valor Constante |
% PIB (b / PIB) x 100 |
% RCL (a / RCL) x 100 |
Valor Corrente (c) |
Valor Constante |
% PIB (c / PIB) x 100 |
% PIB (c / PIB) x 100 |
|
Receita Total |
41.000.000,00 |
39.423.076,92 |
0,035 |
0,297 |
42.700.000,00 |
39.573.679,33 |
0,035 |
0,298 |
44.000.000,00 |
39.285.714,29 |
0,036 |
0,032 |
Receitas
Primárias (I) |
32.200.000,00 |
30.961.538,46 |
0,027 |
0,234 |
33.600.000,00 |
31.139.944,39 |
0,028 |
0,234 |
35.100.000,00 |
31.339.285,71 |
0,028 |
0,025 |
Despesa Total |
41.000.000,00 |
39.423.076,92 |
0,035 |
0,297 |
42.700.000,00 |
39.573.679,33 |
0,035 |
0,298 |
44.000.000,00 |
39.285.714,29 |
0,036 |
0,032 |
Despesas
Primária (II) |
35.300.000,00 |
33.942.307,69 |
0,030 |
0,256 |
36.600.000,00 |
33.920.296,57 |
0,030 |
0,255 |
38.000.000,00 |
33.928.571,43 |
0,031 |
0,027 |
Resultado
Primário (III)=(I – II) |
-3.100.000,00 |
-2.980.769,23 |
-0,003 |
-0,022 |
-3.000.000,00 |
-2.780.352,18 |
-0,002 |
-0,021 |
-2.900.000,00 |
-2.589.285,71 |
-0,002 |
-0,002 |
Resultado Nominal |
2.700.000,00 |
2.596.153,85 |
0,002 |
0,020 |
2.300.000,00 |
2.131.603,34 |
0,002 |
0,016 |
2.100.000,00 |
1.875.000,00 |
0,002 |
0,002 |
Dívida Pública
Consolidada |
5.800.000,00 |
5.576.923,08 |
0,005 |
0,042 |
5.700.000,00 |
5.282.669,14 |
0,005 |
0,040 |
5.100.000,00 |
4.553.571,43 |
0,004 |
0,004 |
Dívida
Consolidada Líquida |
5.200.000,00 |
5.000.000,00 |
0,004 |
0,038 |
5.100.000,00 |
4.726.598,70 |
0,004 |
0,036 |
4.800.000,00 |
4.285.714,29 |
0,004 |
0,003 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Receitas Primárias
Advindas de PPP (IV) |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
Despesas
Primárias geradas por PPP (V) |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
Impacto do Saldo
das PPP (VI) = (IV - V) |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
0,00 |
0,00 |
0,000 |
0,000 |
Nota: O Cálculo das metas acima descritas
foi realizado considerando-se o seguinte cenário macroeconômico. |
VARIÁVEIS |
2020 |
2021 |
2022 |
PIB real
(crescimento % annual) |
2,50 |
2,50 |
2,50 |
Taxa real de
juros implícito sobre a dívida líquida do Governo (média % anual) |
11,60 |
11,60 |
11,60 |
Câmbio (R$/US$ -
Final do Ano) |
3,80 |
3,85 |
3,85 |
Inflação Média (%
annual) projetada com base em índices oficiais de
inflação |
4,00 |
3,75 |
3,80 |
Projeção do PIB
do Estado em - R$ milhares |
117.661.000.000,00 |
120.603.000.000,00 |
123.618.000.000,00 |
Receita Corrente
Líquida |
13.787.000.000,00 |
14.341.000.000,00 |
14.915.000.000,00 |
Metodologia de Cálculo dos Valores
Constantes: |
2020 |
2021 |
2022 |
Valor Corrente 1,04000 |
Valor Corrente 1,07900 |
Valor Corrente 1,12000 |
Demonstrativo II
LRF, Art. 4º, §2º, inciso I
|
|
|||||||
ESPECIFICAÇÃO
|
Metas Previstas em
2018 (a)
|
% PIB
|
% RCL
|
Metas Realizadas em
2018 (b)
|
% PIB
|
% RCL
|
Variação
|
|
Valor (c) = (b-a)
|
% (c/a) x 100
|
|||||||
Receita Total
|
40.100.000,00
|
0,033
|
0,258
|
36.683.091,00
|
0,030
|
0,236
|
-3.416.909,00
|
-8,52
|
Receita Primária (I)
|
31.000.000,00
|
0,025
|
-0,199
|
36.232.236,55
|
0,029
|
-0,233
|
5.232.236,55
|
16,88
|
Despesa Total
|
40.100.000,00
|
0,033
|
-0,258
|
37.256.843,30
|
0,030
|
-0,240
|
-2.843.156,70
|
-7,09
|
Despesa Primária (II)
|
35.000.000,00
|
0,028
|
-0,225
|
36.003.922,70
|
0,029
|
-0,232
|
1.003.922,70
|
2,87
|
Resultado Primário(III)=(I–II)
|
-4.000.000,00
|
-0,003
|
0,026
|
228.313,85
|
0,000
|
-0,001
|
4.228.313,85
|
-105,71
|
Resultado Nominal
|
2.800.000,00
|
0,002
|
-0,018
|
-118.956,77
|
0,000
|
0,001
|
-2.918.956,77
|
-104,25
|
Dívida Pública Consolidada
|
2.000.000,00
|
0,002
|
-0,013
|
4.696.749,68
|
0,004
|
-0,030
|
2.696.749,68
|
134,84
|
Dívida Consolidada
Líquida
|
800.000,00
|
0,001
|
-0,005
|
4.696.749,68
|
0,004
|
-0,030
|
3.896.749,68
|
487,09
|
Demonstrativo III
LRF, Art. 4º, §2º, inciso II
|
|||||||||||
ESPECIFICAÇÃO
|
VALORES A PREÇOS CORRENTES
|
||||||||||
2017
|
2018
|
%
|
2019
|
%
|
2020
|
%
|
2021
|
%
|
2022
|
%
|
|
Receita Total
|
33.210.570,37
|
36.683.091,00
|
10,456
|
40.000.000,00
|
9,042
|
41.000.000,00
|
2,500
|
42.700.000,00
|
4,146
|
44.000.000,00
|
3,044
|
Receitas Primária (I)
|
32.706.961,79
|
36.232.236,55
|
10,778
|
31.800.000,00
|
-12,233
|
32.200.000,00
|
1,258
|
33.600.000,00
|
4,348
|
35.100.000,00
|
4,464
|
Despesa Total
|
33.184.022,07
|
37.256.843,30
|
12,273
|
40.000.000,00
|
7,363
|
41.000.000,00
|
2,500
|
42.700.000,00
|
4,146
|
44.000.000,00
|
3,044
|
Despesas Primária (II)
|
32.446.182,82
|
36.003.922,70
|
10,965
|
35.000.000,00
|
-2,788
|
35.300.000,00
|
0,857
|
36.600.000,00
|
3,683
|
38.000.000,00
|
3,825
|
Resultado Primário (I –
II)
|
260.778,97
|
228.313,85
|
-12,449
|
-3.200.000,00
|
-1.501,579
|
-3.100.000,00
|
-3,125
|
-3.000.000,00
|
-3,226
|
-2.900.000,00
|
-3,333
|
Resultado Nominal
|
-48.972,99
|
-118.956,77
|
142,903
|
2.800.000,00
|
-2.453,796
|
2.700.000,00
|
-3,571
|
2.300.000,00
|
-14,815
|
2.100.000,00
|
-8,696
|
Dívida Pública
Consolidada
|
4.883.395,23
|
4.696.749,68
|
-3,822
|
5.500.000,00
|
17,102
|
5.800.000,00
|
5,455
|
5.700.000,00
|
-1,724
|
5.100.000,00
|
-10,526
|
Dívida Consolidada
Líquida
|
4.473.800,07
|
4.696.749,68
|
4,983
|
5.200.000,00
|
10,715
|
5.200.000,00
|
0,000
|
5.100.000,00
|
-1,923
|
4.800.000,00
|
-5,882
|
ESPECIFICAÇÃO
|
VALORES A PREÇOS CORRENTES
|
||||||||||
2017
|
2018
|
%
|
2019
|
%
|
2020
|
%
|
2021
|
%
|
2022
|
%
|
|
Receita Total |
33.210.570,37 |
38.641.968,06 |
16,354 |
44.260.000,00 |
14,539 |
42.640.000,00 |
-3,660 |
46.073.300,00 |
8,052 |
49.280.000,00 |
6,960 |
Receitas Primária (I) |
32.706.961,79 |
38.167.037,98 |
16,694 |
35.186.700,00 |
-7,809 |
33.488.000,00 |
-4,828 |
36.254.400,00 |
8,261 |
39.312.000,00 |
8,434 |
Despesa Total |
33.184.022,07 |
39.246.358,73 |
18,269 |
44.260.000,00 |
12,775 |
42.640.000,00 |
-3,660 |
46.073.300,00 |
8,052 |
49.280.000,00 |
6,960 |
Despesas Primária (II) |
32.446.182,82 |
37.926.532,17 |
16,891 |
38.727.500,00 |
2,112 |
36.712.000,00 |
-5,204 |
39.491.400,00 |
7,571 |
42.560.000,00 |
7,770 |
Resultado Primário (I – II) |
260.778,97 |
240.505,81 |
-7,774 |
-3.540.800,00 |
-1.572,231 |
-3.224.000,00 |
-8,947 |
-3.237.000,00 |
0,403 |
-3.248.000,00 |
0,340 |
Resultado Nominal |
-48.972,99 |
-125.309,06 |
155,874 |
3.098.200,00 |
-2.572,447 |
2.808.000,00 |
-9,367 |
2.481.700,00 |
-11,620 |
2.352.000,00 |
-5,226 |
Dívida Pública Consolidada |
4.883.395,23 |
4.947.556,11 |
1,314 |
6.085.750,00 |
23,005 |
6.032.000,00 |
-0,883 |
6.150.300,00 |
1,961 |
5.712.000,00 |
-7,126 |
Dívida Consolidada Líquida |
4.473.800,07 |
4.947.556,11 |
10,590 |
5.753.800,00 |
16,296 |
5.408.000,00 |
-6,010 |
5.502.900,00 |
1,755 |
5.376.000,00 |
-2,306 |
Nota: metodologia de cálculo dos valores constantes
|
ÍNDICES DE INFLAÇÃO
|
||||||
Exercícios
|
2017
|
2018
|
2019
|
2020
|
2021
|
2022
|
Índices
|
4,85
|
4,56
|
4,25
|
4,00
|
3,75
|
3,80
|
VALORES DE REFERÊNCIA
|
||||||
Valor Corrente x (Valor Referência)
|
1,0000
|
1,0534
|
1,1065
|
1,0400
|
1,0790
|
1,1200
|
Inflação
média (% anual) projetada com base no Índice Nacional De Preços ao Consumidor
Amplo - IPCA, divulgado pelo IBGE
|
Demonstrativo IV
|
||||||
PREFEITURA-CONSOLIDADO
|
||||||
LRF, Art.
.4º, §2º, inciso III
|
|
|
|
|
|
R$ 1,00
|
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
|
2018
|
%
|
2017
|
%
|
2016
|
%
|
Patrimônio/Capital-ARL
Reservas
Resultado Acumulado
TOTAL
|
12.799.335,09
0,00
0,00
12.799.335,09
|
100,00
0,00
0,00
100,00
|
11.108.253,20
0,00
0,00
11.108.253,20
|
100,00
0,00
0,00
100,00
|
13.111.234,46
0,00
0,00
13.111.234,46
|
100,00
0,00
0,00
100,00
|
REGIME PREVIDENCIÁRIO
|
||||||
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Passivo Real a Descoberto
Reservas
Resultado Acumulado
TOTAL
|
2018
|
%
|
2017
|
%
|
2016
|
%
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
Demonstrativo V
LRF, Art.
.4º, §2º, inciso III
R$ 1,00
|
|||
RECEITAS REALIZADAS
|
2019 (a)
|
2017 (b)
|
2016 (c)
|
RECEITAS DE CAPITAL - I
ALIENAÇÃO DE ATIVOS
Alienação de Bens Móveis
Alienação de Bens Imóveis
|
29.900,00
29.900,00
29.900,00
0,00
|
381.600,00
381.600,00
381.600,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
|
TOTAL (I)
|
29.900,00
|
381.600,00
|
0,00
|
DESPESAS LIQUIDADAS
|
2018 (d)
|
2017 (e)
|
2016 (f)
|
APLICAÇÃO DOS REC
ALIENAÇÃO DE ATIVOS-II
DESPESAS DE CAPITAL
Investimentos
Inversões Financeiras
Amortização da Dívida
DESPESAS CORRENTES RPPS
Regime Geral de Previdência
Social
Regime Próprio dos Servidores Públicos
|
410.200,92
410.200,92
410.200,92
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
TOTAL (II)
SALDO FINANCEIRO DO
EXERCÍCIO (III)
|
410.200,92
|
0,00
|
0,00
|
( g) = (I a - II d)+(III h)
|
(h) = (I b - II e)+(III i)
|
(i) = (I c - II f)
|
|
1.299,08
|
381.600,00
|
0,00
|
AMF - Demonstrativo 6
(LRF, Art. 4º, § 2º, inciso IV, alínea "a")
R$ 1,00
|
|||
RECEITAS E DESPESAS PREVIDENCIÁRIOS DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES
|
|||
PLANO PREVIDENCIÁRIO
|
|||
RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
RECEITAS CORRENTES (I)
Receita de Contribuições dos Segurados
Civil
Ativo
Inativo
Pensionista
Militar
Ativo
Inativo
Pensionista
Receita de Contribuições
Patronais
Civil
Ativo
Inativo
Pensionista
Militar
Ativo
Inativo
Pensionista
Em Regime de Parcelamento de Débitos
Receita Patrimonial
Receitas Imobiliárias
Receitas de Valores Mobiliários
Outras Receitas Patrimoniais
Receita de Serviços
Receita de Aporte Periódico de Valores Predefinidos
Outras Receitas Correntes
Compensação Previdenciária do RGPS para o RPPS
Demais Receitas Correntes
RECEITAS DE CAPITAL (II)
Alienação de Bens, Direitos e Ativos
Amortização de Empréstimos
Outras Receitas de
Capital
|
|
|
|
TOTAL DAS RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS RPPS - (III) = (I + II)
|
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
ADMINISTRAÇÃO (IV)
Despesas Correntes
Despesas de Capital
PREVIDÊNCIA (V)
Benefícios - Civil
Aposentadorias
Pensões
Outros Benefícios Previdenciários
Benefícios - Militar
Reformas
Pensões
Outros Benefícios Previdenciários
Outras Despesas Previdenciárias
Compensação Previdenciária do RPPS para o RGPS
Demais Despesas
Previdenciárias
|
|
|
|
TOTAL DAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS RPPS (VI) = (IV + V)
|
|
|
|
RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (VII) = (III – VI)
|
RECURSOS RPPS ARRECADADOS EM EXERCÍCIOS ANTERIORES
|
2016
|
2017
|
2018
|
VALOR
|
|
|
|
|
|
|
|
RESERVA ORÇAMENTÁRIA DO RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
VALOR
|
|
|
|
|
|
|
|
APORTES DE RECURSOS PARA O PLANO PREVIDENCIÁRIO DO RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
Plano de Amortização - Contribuição
Patronal Suplementar
Plano de Amortização - Aporte Periódico de Valores Predefinidos
Outros Aportes para o RPPS
Recursos para Cobertura
de Déficit Financeiro
|
|
|
|
BENS E DIREITOS DO RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
Caixa e Equivalentes de
Caixa
Investimentos e Aplicações
Outro Bens e Direitos
|
|
|
|
PLANO FINANCEIRO
|
|||
RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
RECEITAS CORRENTES (VIII)
|
|
|
|
Receita de Contribuições dos
Segurados
Civil
Ativo
Inativo
Pensionista
Militar
Ativo
Inativo
Pensionista
Receita de Contribuições Patronais
Civil
Ativo
Inativo
Pensionista
Militar
Ativo
Inativo
Pensionista
Em Regime de Parcelamento de Débitos
Receita Patrimonial
Receitas Imobiliárias
Receitas de Valores Mobiliários
Outras Receitas Patrimoniais
Receita de Serviços
Outras Receitas Correntes
Compensação Previdenciária do RGPS para o RPPS
Demais Receitas Correntes
RECEITAS DE CAPITAL (IX)
Alienação de Bens, Direitos e Ativos
Amortização de Empréstimos
Outras Receitas de
Capital
|
|
|
|
TOTAL DAS RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS RPPS - (X) = (VIII + IX)
|
|
|
|
|
|
|
|
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
ADMINISTRAÇÃO (XI)
Despesas Correntes
Despesas de Capital
PREVIDÊNCIA (XII)
Benefícios - Civil
Aposentadorias
Pensões
Outros Benefícios Previdenciários
Benefícios - Militar
Reformas
Pensões
Outros Benefícios Previdenciários
Outras Despesas Previdenciárias
Compensação Previdenciária do RPPS para o RGPS
Demais Despesas Previdenciárias
TOTAL DAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS RPPS (XIII) = (XI + XII)
|
|
|
|
RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (XIV) = (X – XIII)
|
|
|
|
APORTES DE RECURSOS PARA O PLANO FINANCEIRO DO RRPS
|
2016
|
2017
|
2018
|
Recursos para Cobertura
de Insuficiências Financeiras
Recursos para Formação de
Reserva
|
|
|
|
PROJEÇÃO ATUARIAL DO REGIME
PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES
|
||||
EXERCÍCIO
|
Receitas
|
Despesas
|
Resultado
|
Saldo
Financeiro
|
LRF, Art. 4°, § 2°,
inciso V R$ 1,00
|
|||||
SETORES/PROGRAMAS/ /BENEFICIÁRIO
|
RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA
|
COMPENSAÇÃO
|
|||
|
Tributo/Contribuição
|
2020
|
2021
|
2022
|
|
IPTU
ITBI
ISS
Taxas
Cont de Melhoria
Dívida Ativa
|
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
|
|
|
TOTAL
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
|
|
FONTE: Informamos que a Prefeitura Municipal de Irupi, atendendo ao disposto no Art. 4 § 2º, Inciso V, da LRF Lei de Responsabilidade Fiscal, não pretende efetivar nenhum tipo de renúncia de receita compreendida como incentivos fiscais, anistias, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições.
Demonstrativo VIII
LRF, Art. 4°, § 2°, inciso
V R$ 1,00
|
|
EVENTO
|
Valor Previsto 2020
|
Aumento Permanente da
Receita
(-) Transferências constitucionais
(-) Transferências ao
FUNDEB
|
1.000.000,00
700.000,00
0,00
|
Saldo Final do Aumento Permanente
de Receita (I)
|
300.000,00
|
Redução Permanente de
Despesa (II)
|
0,00
|
Margem Bruta (III) =
(I+II)
|
300.000,00
|
Saldo Utilizado da Margem
Bruta (IV)
Impacto de Novas DOCC
|
0,00
0,00
|
Margem Líquida de
Expansão de DOCC (III-IV)
|
300.000,00
|
LRF, ART. 4º, § 3º
|
|||
PASSIVOS CONTINGENTES
|
PROVIDÊNCIAS
|
|
|
Descrição
|
Valor
|
Descrição
|
Valor
|
Demandas Judiciais
|
0,00
|
Abertura de Créditos Adicionais
|
320.000,00 |
Dívidas em Processo de
Reconhecimento
|
0,00
|
|
|
Avais e Garantias
Concedidas
|
0,00
|
|
|
Assunção de Passivos
|
320.000,00
|
|
|
Assistências Diversas
|
0,00
|
|
|
Outros Passivos
Contingentes
|
0,00
|
|
|
SUBTOTAL
|
320.000,00
|
SUBTOTAL
|
320.000,00 |
|
|
|
|
DEMAIS RISCOS FISCAIS PASSIVOS
|
PROVIDÊNCIAS
|
|
|
Descrição
|
Valor
|
Descrição
|
Valor |
Frustração de Arrecadação
|
|
|
|
Restituição de Tributos a
Maior
|
|
|
|
Discrepância de
Projeções:
|
|
|
|
Outros Riscos Fiscais
|
|
|
|
SUBTOTAL
|
0,00
|
SUBTOTAL
|
0,00 |
TOTAL
|
320.000,00
|
TOTAL
|
320.000,00 |
O aumento do salário mínimo federal, implicará negativamente nas contas públicas do município, uma vez que irá atingir uma faixa maior da tabela padrão salarial da Prefeitura Municipal Além disso, a possibilidade de correção da tabela de padrão salarial da maior da tabela padrão salarial da Prefeitura Municipal Além disso, a possibilidade de correção da tabela de padrão salarial da prefeitura irá aumentar as despesas correntes do município, apesar de não ultrapassarem o limite de gastos com pessoal estabelecido pelos Art. 19 e 20 da Lei 101/00.